O deputado Bosco participou de reunião com o Advogado Geral do Estado (AGE), Sérgio Pessoa de Paula Castro, que através da comissão extraordinária de Ferrovias Mineiras da ALMG, discutiram sobre as barragens entre Ouro Preto e Itabirito. Parlamentares falaram dos riscos de possíveis interferências na BR que ligam BH a Ouro Preto e Mariana. A proposta de ação judicial contra o grupo Vale visa garantir o acesso da população à região de Ouro Preto (Região Central).
A chamada “Linha Mineira”, liga a Capital aos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Mariana (todos na Região Central). Para reativar a linha, seriam utilizados recursos relativos à indenização devida pela Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA) à União, pelo abandono de diversos trechos ferroviários que estão sob sua concessão. A FCA é controlada pela VLI Logística, que por sua vez tem o grupo Vale como seu principal controlador.
A via ferroviária entre a Capital, Ouro Preto e Mariana seria uma alternativa à interdição da BR-356, principal acesso rodoviário à região turística mais importante do Estado. Desde fevereiro de 2019, a BR-356 vem sofrendo com interdições parciais em trechos ameaçados de inundação no caso de rompimento da Barragem de Vargem Grande, que pertence à Vale e fica no município de Nova Lima (RMBH).